II CPPTA2024
II PARAIBAN CONGRESS ON FOOD PROCESSING AND TECHNOLOGY
18 a 20 |dezembro 2024 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE EVENTOS - ROSA TÂNIA BARBOSA
Food production faces complex challenges and the potential of the country's researchers is essential to implement strategic and coordinated actions that anticipate and resolve future barriers.
INNOVATION IN THE PRODUCTION OF
FOODS FROM THE NORTHEAST
The growing demand for nutritious and healthy foods is driving the search for advanced technologies, such as thermal and non-thermal methods, that ensure food safety with minimal alteration of its qualities. Techniques such as high hydrostatic pressure, ultrasound and ohmic heating are essential for efficient and safe processing.
There is great potential to develop emerging markets, such as organic foods, plant-based foods, ingredients obtained from waste (upcycled), clean label and new ingredients. In addition, proper labeling of these products ensures transparency and safety for the consumer, promoting trust and adherence to a healthy and sustainable diet.
The II Paraíba Congress of Food Processing and Technology
(II CPPTA) will bring together the best researchers from different areas of knowledge to discuss these and other essential topics for the future of food . With an experienced scientific committee, the event will be a meeting point for innovation and knowledge exchange.
Agroon Food Academy
REGISTER AND SUBMIT YOUR ABSTRACT!
The best works will be selected to compose a book chapter, contributing to the dissemination of knowledge and scientific advancement in the area of food technology and processing.
A Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (sbCTA) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1967 e sediada no ITAL em Campinas, São Paulo. Sua missão é promover o avanço da pesquisa e desenvolvimento na área de alimentos e o crescimento profissional de técnicos e pesquisadores. Ao longo dos anos, a sbCTA consolidou-se como referência, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do setor acadêmico e industrial no Brasil, influenciando normas e legislações. Com um quadro diverso de associados, incluindo estudantes, pesquisadores e profissionais de múltiplas áreas, a sbCTA fomenta a disseminação do conhecimento técnico-científico, destacando-se pela publicação da revista Food Science and Technology e pela realização do Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA), um dos eventos mais importantes da América Latina.
A FUNDAG foi criada em 1991 para apoiar uma agropecuária sustentável, ciências afins e a preservação do meio ambiente. Inicialmente focado na pesquisa agrícola, expandiu suas atividades para a pecuária, meio ambiente e ciências relacionadas, participando também no ensino e na extensão e abrangendo todos os seres vivos: animais, microrganismos e plantas. Com investimentos contínuos em novas tecnologias e infraestrutura, a FUNDAG facilita parcerias público-privadas, promovendo inovação, pesquisa séria, sustentabilidade, segurança alimentar e preservação ambiental.
A APAER trabalha para valorizar a extensão rural, serviço essencial para a conservação da vida!
Extensão Rural é mais que assistência técnica para produtores rurais pois envolve processos de educação, aprendizado, diálogo e cidadania, que incluem a população do campo e profissionais de variadas formações que buscam estabelecer relações de confiança com a população atendida promovendo inclusão social, geração de renda, desenvolvimento sócio-econômico, acesso à terra, inclusão digital e tecnológica, e acima de tudo, promoção de cidadania valorizando a vida no campo e a população rural, respeitando valores culturais, modos de vida e dinâmicas próprias, visando o desenvolvimento sustentável e soberania alimentar no Brasil.
Durante os três dias do II CPPTA, estamos promovendo uma ação social em prol da Casa de Acolhida Nossa Senhora de Lourdes, que acolhe pacientes do interior em tratamento oncológico. A casa é uma obra de amor e esperança, recebendo de braços abertos pacientes em tratamento contra o câncer, oferecendo não apenas um lugar para descansar, mas também cuidado, alimento e apoio espiritual. É um refúgio de amor nos momentos mais delicados. Venha conhecer, se encantar e fazer parte dessa missão de transformar vidas com gestos de bondade e solidariedade. Doe 1 kilo de alimento não perecível para essa importante causa.
In person
Prof. Dr. FEDERAL UNIVERSITY OF CAMPINA GRANDE
Online
Online
POST-HARVEST COFFEE MANAGEMENT CONCEPTS: PRODUCTION OF SPECIALTY COFFEES
Prof. Dr. Leandro Carlos IFSULDEMINAS
O grupo Chorata e demais convidados abrilhantarão o evento, trazendo a música brasileira em sua essência. O Chorata, um dos grupos musicais mais importantes da Paraíba, é de Campina Grande e, desde 2007, dedica-se a preservar e divulgar o Choro, o primeiro gênero musical genuinamente brasileiro. Com raízes profundas na cultura nacional, o Choro mistura sofisticação harmônica e um ritmo contagiante que definem a riqueza da música popular do Brasil.
CLIMATE RESILIENCE INTERNATIONAL RESEARCH NETWORK - RIPERC
Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática - RIPERC
A Climate Resilience International Research Network - RIPERC (Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática) reúne 260 pesquisadores de mais de 100 instituições situadas em 15 países, incluindo Brasil, Reino Unido, Paraguai, Argentina, México, Chile, Bolívia, Venezuela, Guatemala, Cuba, México, Espanha, Itália, Angola e Gana. A rede foi criada como resultado da parceria entre a University of York (UY-UK) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com o apoio da University of Leeds (UK), no contexto do Workshop Reino Unido-Brasil de Financiamento do Desenvolvimento Resiliente ao Clima. RIPERC integra as atividades do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS - Unioeste) e do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Proteção e Desastres (CEPED-Unioeste), promovendo colaboração internacional para enfrentar desafios relacionados à resiliência climática e ao desenvolvimento sustentável.
Since 1951, São Braz has stood out in the food market in Northeast Brazil, consolidating itself as one of the six largest coffee roasters in the country. With a modern factory in Cabedelo, Paraíba, and another in Itatiba, São Paulo, the company offers more than 200 food products, with advanced technology and a team of more than a thousand employees. Its line of coffees is one of the most complete in Brazil , with eight exclusive blends , carefully prepared to enhance aroma and flavor, available in 16 different weights and packages. Come and discover the excellence of the coffees and visit the official website of the company.
São Braz to find out more!
Coffee is present in our lives every day and everywhere in the Northeast , making mornings tastier and happier, accompanying moments of creativity and commitment, leaving its mark among books and work tables, inspiring new discoveries and participating in each process with an unmistakable aroma and presence.
Conheça nossos palestrantes, que trarão as pesquisas mais recentes e essenciais para o avanço da ciência, tecnologia e inovação na produção de alimentos. Este evento oferecerá uma visão aprofundada de temas fundamentais, como o manejo pós-colheita, ilustrado pela produção de cafés especiais, o uso da nanotecnologia para reduzir perdas de frutas e hortaliças e a importância dos compostos lácteos para produção de novos produtos.
Abordagens inovadoras em tratamento de resíduos alimentares, com foco em tecnologias emergentes e práticas upcycled, destacam-se pela relevância sustentável. A análise sensorial contemporânea, a rotulagem nutricional e as novas rotas de mercado para produtos regionais, como a cachaça paraibana e o hidromel, reforçam o valor agregado aos produtos locais.
O evento também destaca o cooperativismo agroindustrial na industrialização sustentável e o fortalecimento da economia regional, além do desenvolvimento de novos produtos à base de mandioca e o aproveitamento integral dos alimentos. Essas palestras promovem o diálogo sobre inovação e sustentabilidade, fortalecendo o papel do Nordeste no cenário nacional e internacional da produção de alimentos.